Redes Sociais

Menu Paginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Nove pessoas presas em sete horas por tráfico de drogas em Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Com eles, foram apreendidos 395 gramas de cocaína, 13 trouxinhas de cocaína, uma balança digital, material para refino e embalagem da droga.
Os casos serão encaminhados à Depre (Divulgação / PC)

A Polícia Militar (PM) prendeu, em pouco mais de sete horas, nove pessoas acusadas de tráfico de entorpecentes em Manaus– sete delas também sob suspeita de formação de quadrilha. A informação é da assessoria da corporação. Os casos serão encaminhados à Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre).
Ainda na noite da sexta-feira (28/09), Orinaldo Oliveira Queiroz, 23, Jackson lima do Nascimento, 21, e Sindey Areraldo Rabelo, 39, foram presos por policiais da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com 11 porções de pasta base de cocaína, três de maconha e uma de oxi, além de uma pequena quantia em dinheiro e um rifle calibre 38º modificado. A prisão ocorreu durante patrulhamento da PM, por volta das 23h de ontem, na rua Palheiras, Colônia Terra Nova, Zona Norte. O caso foi registrado no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No Morro da Liberdade, Zona Sul da capital, também às 23h, policiais 2ª Cicom, prenderam Cássio Rafael Santos Moraes, 18, o qual portava 500 gramas de maconha. Ele foi encaminhado ao 1º Dip.
Já na madrugada, às 2h, Siloé de Souza Lopes, 26, Ramiro Ramos da Rocha, 18, e Caio Brasil Coelho, 22, foram presos com seis trouxas de pasta base de cocaína, também por policiais da Força Tática CPA Norte, na rua Pirajuba, Novo Aleixo, Zona Norte. O flagrante foi registrado no 6º Dip.
Izanilson da Silva Gama, 19, também foi preso com 19 trouxinhas de pasta base de cocaína, por volta das 3h, na avenida Tereza D´ávial, Lagoa Azul, Zona Norte. Os responsáveis pela prisão foram policiais da 26ª Cicom. A ocorrência foi registrada no 26º DIP.
Outro flagrante, registrado às 5h50 de hoje, na rua Itaete, Novo Aleixo, Zona Norte, foi o de Edson Menezes da Silva, 22, o qual levava dez porções de pasta base de cocaína. A prisão foi efetuada pela Força Tática CPA Norte e o suspeito foi encaminhado ao 6º Dip.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Zona Oeste de Manaus recebe o programa Ronda no Bairro | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Contrato com a empreiteira prevê aluguel de 252 veículos com equipamentos eletrônicos para programa de segurança Viaturas alugadas pela Secretaria de Segurança
O programa Ronda no Bairro deverá ocupar, até o final de outubro, todas as seis zonas geográficas da cidade, alcançando 1,8 milhão de habitantes. (Divulgação)
Nesta sexta-feira (28), o governador Omar Aziz, lançará o Ronda no Bairro na Zona Oeste de Manaus, às 10h, no CDC da Compensa, entre as ruas Belo Horizonte e Prosperidade. Esta é a quinta região da capital a receber o programa de segurança.
Na zona oeste, além do reforço no efetivo, viaturas e equipamentos, que começará a ser percebido pela população da região a partir desta sexta-feira, os 12 bairros da área terão estrutura de atendimento ampliada, com o aumento do número de Distritos Integrados de Polícia (DIPs). 
De acordo com o governador Omar Aziz, o programa Ronda no Bairro deverá ocupar, até o final de outubro, todas as seis zonas geográficas da cidade, alcançando 1,8 milhão de habitantes.

Grávida é presa por tráfico de drogas | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas


A Equipe Esquilo da 4º Seccional Oeste, sob o comando da Delegada Suely Costa, com o apoio de Policiais Militares da CPA Oeste, prenderam uma mulher grávida por tráfico de drogas no Bairro Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus, nesta terça-feira (25).
No local prenderam em flagrante Gessica da Conceição Sampaio dos Santos, 20, grávida de oito meses. Com ela foi encontrado 100 gramas de pasta base de cocaína, uma balança de precisão, matérias de fabricação de droga, três celulares, uma TV LCD.
A mulher foi indiciada por tráfico de drogas e será encaminhada para a Cadeia Pública Raimundo Vidal.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

‘Sereia do asfalto’: adolescente de 14 anos atraia mototaxistas para emboscada em Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Dois homens foram presos junto com a adolescente de 14 que atraia os mototaxistas para emboscada
Dois homens foram presos junto com a adolescente de 14 que atraia os mototaxistas para emboscada (Winnetou Almeida)
Uma adolescente de 14 anos e dois homens foram presos na madrugada desta terça-feira (25) suspeitos de participar de uma quadrilha que roubava motocicletas de mototaxistas em Manaus. Dois suspeitos ainda estão foragidos.
De acordo com a polícia, em depoimento na delegacia, a adolescente contou que atraía os mototaxistas como se estivesse querendo uma corrida e os levava até um local isolado. Lá os homens roubavam os pertences dos mototaxistas e inclusive as motocicletas. “Eu já fiz isso pelo menos umas 15 vezes”, ressaltou a adolescente.
A última vítima do bando foi Raimundo da Costa, que foi abordado pela adolescente por volta de meia noite.
Ainda segundo a polícia, a adolescente pegou o mototaxi próximo no Terminal 4, no bairro Jorge Teixeira e pediu que ele a deixasse no bairro Nossa Senhora de Fátima. No meio do caminho ela o fez desviar o destino e o levou até lugar afastado onde lá estavam Douglas de Oliveira Moura e Ronilson Mendes da Costa. Eles roubaram seu aparelho celular, a carteira e a motocicleta.
Raimundo conseguiu acionar a polícia, que pouco tempo depois conseguir prender os dois homens e a adolescente. A motocicleta também foi recuperada.
Com o trio a polícia encontrou uma arma que, possivelmente, era usada pelos infratores para ameaçar e roubas as motocicletas.
O caso foi registrado no 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Canal australiano é condenado por produzir conteúdo racista contra tribo indígena do AM | Amazônia | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Povo suruwaha foi retratado como infanticida e primitivo por televisão australiana
Povo suruwaha foi retratado como infanticida e primitivo por televisão australiana (Adriana Azevedo - Survival/Reprodução Internet)
A exibição de um documentário sobre a tribo Suruwaha, do Amazonas, por uma equipe do canal de televisão Channel 7, da Austrália, resultou na condenação, pelo órgão regulador da imprensa australiana, do referido canal, em virtude do material ter violado o código de comunicação daquele país.
Apesar da condenação ter sido divulgada nessa segunda-feira (24), pela Organização Não-Governamental Survival International , a exibição do programa ocorreu no dia 4 de setembro do ano passado, no programa Sunday Night.
No filme o povo Suruwaha é retratado como sendo um ‘povo da Idade da Pedra, ‘perdido no tempo’, e que pratica o infanticídio, quando uma criança nasce com má formação ou nasce de uma mãe solteira. Conforme o conteúdo do material as crianças são levadas para serem mortas na selva onde são abandonadas para serem comidas por animais selvagens ou enterradas vivas.   
A época, a ONG classificou o material como um “Show de Horrores na TV”, e denunciou o caso à Autoridade Australiana de Comunicações e Mídia (do inglês Australian Communications and Media Authority – ACMA), uma vez que o Channel 7 recusou-se a publicar uma correção sobre o material.
Em seu julgamento a ACMA considerou o Channel 7 culpado pela quebra da sua cláusula de racismo – ‘provocar um intenso desgosto, sério desprezo ou severo ridículo de uma pessoa ou um grupo’, além de declarar o Channel 7 também culpado por emitir material impreciso.
“Essa foi uma das piores matérias sobre povos indígenas contemporâneos que já vimos. Fantasiaram-nos como monstros cruéis e inumanos, no mesmo desprezo colonialista do século XIX que os considerava como ‘selvagens primitivos’, declarou o diretor da Survival International, Stephen Corry, em uma matéria publicada no site da organização sobre a decisão do órgão regulador da imprensa australiana.
Ainda conforme a matéria do site, o Channel 7 entrou com um recurso na Corte Federal da Austrália uma revisão judicial do caso.
*Com informações do site da Survival Internacional

Polícia divulga retrato falado de suspeito da morte de coordenador da campanha de Artur Virgílio Neto | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Este é o retrato falado do suposto autor dos disparos que vitimaram o líder comunitário
Este é o retrato falado do suposto autor dos disparos que vitimaram o líder comunitário (Divulgação)
A Polícia Civil do Estado do Amazonas divulgou nesta terça-feira (25), o retrato falado do suposto autor dos disparos que vitimaram o líder comunitário e coordenador da campanha de Artur Neto, Aldemir de Queiroz Feitosa, 44, morto no dia 22 de setembro em um bar localizado na Zona Leste de Manaus.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, as investigações do crime estão sendo feitas pela Delegacia de Homicídios e Sequestros. A delegada titular, Maria Cristina Portugal, já ouviu o depoimento de sete pessoas.
Os relatos ajudaram a equipe do instituto de identificação a compor o retrato falado do homem que teria efetuado os disparos. Outras duas pessoas serão ouvidas.
Ainda de acordo com a assessoria, o suspeito é do sexo masculino, aparentando ter entre 20 e 25 anos, magro, aproximadamente 1,65m a 1,70m, cerca de 70kg , rosto longo, olhos castanho escuros e cabelos pretos. No momento do crime, o suspeito usava camisa regata preta, bermuda esverdeada com estampas e sandálias, além de um boné preto.
Caso alguém, ao ver o retrato falado, identifique o homem procurado, pode entrar em contato com a Delegacia de Homicídios pelos números 3681-5725 ou 5730.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

‘Dona’ de cadela que sumiu em voo decide processar a TAM | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Família oferece recompensa a quem encontrar a cadela Carmina que está desaparecida em Manaus
Família oferece recompensa a quem encontrar a cadela Carmina que está desaparecida em Manaus (Reprodução)
O caso da cadela Carmina, que desapareceu há quase duas semanas após ser transportada em um avião da TAM Linhas Aéreas, vai parar na Justiça. O animal, que era transportado em um voo que fazia o trecho Rio de Janeiro – Manaus,  desapareceu após o avião pousar na capital amazonense.
Segundo a tutora do animal, a engenheira florestal Cleo Carvalho Ohana, 26, o advogada da família dará entrada ao processo nesta semana. “Vamos entrar com uma ação judicial por danos danos materiais e morais, que inclui danos emocionais”, disse.
Paradeiro
Ainda segundo Cleo, moradores dos arredores do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, fizeram contato para indicar possível localização da cadela. Os familiares realizaram buscas, mas não encontraram Carmina.
Desde o desaparecimento da cadela, a campanha "Procura-se Carmina" mobiliza internautas, com a divulgação de fotos.
Informações sobre o animal ou mesmo a devolução da cadela podem ser feitas pelos números (92) 9227-4959 / 9988-3889.

Manauara de 17 anos desenvolve quatro aplicativos para celular | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas


Estudante de 17 anos desenvolve apps para celuares (divulgação)
O estudante Matheus Monte, de 17 anos, levou apenas um mês para desenvolver três aplicativos para celulares S40 que estarão disponíveis globalmente pela Loja Nokia.
O desejo de desenvolver os próprios aplicativos surgiu quando Matheus assistiu a uma palestra ministrada por desenvolvedores de software do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). O estudante iniciou um contato com Awdren Fontão, Evangelista de Tecnologias Nokia, que o guiou durante as etapas de desenvolvimento do projeto com duração de cerca de um mês.
“Achei interessante ele já ter, com essa pouca idade, uma boa noção de como trabalhar com o software S40 e, desenvolver um aplicativo. O resultado do aplicativo Quanto Gastar, por exemplo, ficou muito interessante”, comenta Awdren.
Os aplicativos desenvolvidos pelo estudante são: ‘Quanto Gastar’, que possibilita ao usuário o controle da conta de energia elétrica de uma residência; ‘Velocidade Média’, que indica ao atleta qual foi seu desempenho durante um trecho de corrida; e ‘Cálculo de Física 3’, que resolve automaticamente equações da disciplina.
Para Matheus, essa parceria foi um divisor de águas em sua vida.
 “Essa oportunidade definiu o meu futuro, após três anos de Ensino Médio Técnico em Informática, encontrei a área com a qual eu mais me identifiquei. Estou terminando a escola e vou fazer faculdade de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e seguir na área de mobile” completou o estudante.
Você pode conhecer melhor e baixar os aplicativos desenvolvidos por Matheus acessando o link: http://store.ovi.com/publisher/Matheus%20Monte/

Cinco pessoas são presas por tráfico após denúncia | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Drogas, dinheiro e celulares foram encontrados com os criminosos
Drogas, dinheiro e celulares foram encontrados com os criminosos (Clóvis Miranda)
Um grupo de policiais militares da Força Tática recebeu denúncia de que cinco pessoas em um veículo Prisma, cor preta, de placa JVZ-6766 disparavam tiros para o alto no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste. Ao avistarem os policiais, os suspeitos fugiram no carro e o abandonaram ao chegar próximo à Estrada dos Franceses.
Eles foram achados e capturados por volta das 21h desta segunda-feira (24), após uma busca pelas vielas próximas de onde funciona a boca de fumo conhecida como "Caixa D’água", no próprio bairro.
Érico Magalhães,Hellen Leite Santos,Fabiano Nascimento,Mário Roberto Miranda e Thiago Silva portavam cinco celulares, 17 trouxinhas de pasta base de cocaína, uma cabeça de maconha e R$1.480 em espécie.
De acordo com os policiais da Força Tática, são criminosos de alta periculosidade, que comandam o comércio de drogas no bairro. Todos já tinham passagem pela polícia por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, assalto a mão armada e receptação de material roubado.
Eles foram encaminhados para o 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Alvorada onde foi lavrado o flagrante.

Justiça eleitoral do Amazonas determina retirada de propaganda de Vanessa Grazziotin do ar | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Tamara Paduano aparece na propaganda de Vanessa atribuindo à campanha de Arthur a agressão que a comunista diz ter sofrido
Tamara Paduano aparece na propaganda de Vanessa atribuindo à campanha de Arthur a agressão que a comunista diz ter sofrido (Reprodução do vídeo)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) proibiu a veiculação da propaganda eleitoral da candidata pela coligação ‘Melhor pra Manaus’, Vanessa Grazziotin (PCdoB), na qual uma militante do PT, identificada como Tamara Paduano, 20, atribui à campanha do candidato Arthur Virgílio (PSDB), da coligação ‘O Futuro é Agora’, a agressão que a comunista diz ter sofrido no início do mês, ao chegar a uma emissora de TV em Manaus para participar de um debate.
Segundo decisão de hoje do juiz Rogério da Costa Vieira, coordenador da propaganda eleitoral, em caso de descumprimento da decisão, uma multa diária de R$ 10 mil deve ser aplicada. O vídeo intitulado "Tamara pede respeito" foi veiculado ainda na tarde desta segunda-feira, pouco antes da  tomada da decisão.
De acordo com o juiz, não há como responsabilizar alguém pelo episódio se o mesmo encontra-se, ainda, sob investigação policial. Na mesma decisão, o juiz negou liminar que pedia direito de resposta do candidato tucano dentro do programa eleitoral da senadora Vanessa Grazziotin.
Agressão
No último dia 11, durante sua chegada a uma emissora de TV local, a qual promoveu debate entre prefeituráveis de Manaus, Vanessa Grazziotin disse, em princípio, que foi atingida por um ovo, mas depois mudou a versão e, em depoimento à polícia, quando formalizou um Boletim de Ocorrência (BO), a candidata disse que recebeu uma cusparada.
Desde então, o candidato tucano vem divulgando uma versão na qual afirma que o episódio tratou-se de uma farsa. Já Vanessa, utilizou seu programa eleitoral na TV e rádio para divulgar, por meio de uma interlocutora, que a autoria do ato foi de um cabo eleitoral de Arthur. A polícia investiga o caso.

Criança eletrocutada na Zona Leste de Manaus pode ser transferida para outro Estado | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Crianaç segue internada no Pronto Socorro da Criança, na Cachoeirinha, recebendo tratamento médico
Menina segue internada no Pronto Socorro da Criança, na Cachoeirinha, recebendo tratamento médico (Arquivo A Crítica )
A garota de oitos anos que teve 45% do corpo queimado, na última quinta-feira (20), após pisar em uma poça de água que estava em contato com um fio de alta tensão, no bairro Nova Floresta, Zona Leste de Manaus, deverá ser transferida para Goiânia (GO), para a realização de tratamento. As informações são da irmã da criança, Elisabeth Duarte, 20.
De acordo com ela, uma assistente social da empresa Amazonas Energia, esteve nesta segunda-feira (24), pela manhã na casa da família, e comentou a possibilidade da criança ser transferida para outra cidade, para a realização de tratamento.
Entretanto, observa Elisabeth, a falta do laudo – previsto para ser emitido pela perícia na próxima quinta-feira (27) -, pode atrasar o processo.
“Enquanto não tivermos o laudo, a assistente social informou que a empresa não pode ajudar em nada”, desabafa Elisabeth chamando a atenção para o fato de que a família está com dificuldades para acompanhar a garota, que está internada no Pronto Socorro da Criança (PSC), da Zona Sul, no bairro Cachoeirinha.
Ainda segundo ela, a transferência da menina para Goiânia também foi cogitada pela equipe médica que a acompanha, no PSC da Zona Sul.
Enquanto o laudo não é emitido, a criança, salienta a irmã corre o risco de ter dois dedos dos pés amputados, conforme informações repassadas à família pelos médicos.  
Nesta segunda-feira, a menina seria submetida a uma nova fase de assepsia (raspagem) das queimaduras, no centro cirúrgico da unidade de saúde.

Homem agride mulher e filha e pode ser liberado após o pagamento de fiança | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus
6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus (Winnetou Almeida)

Francisco Guimarães do Nascimento, 28, foi preso na madrugada desta segunda-feira (24) após agredir sua companheira, Ana Carolina Oliveira Gomes, e sua filha uma criança de cinco anos de idade, na Rua Itaúna, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, Francisco deve ser liberado após pagamento de fiança.
O agressor foi autuado em flagrante por lesão corporal e violência doméstica, de acordo com a Lei Maria da Penha (Art. 129 CPB c/c 11.340/06), e será liberado após pagar fiança no valor R$ 1.254.
O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Cidade Nova, Zona Norte.

Homem é morto a golpes de faca dentro de casa na Zona Centro-Oeste de Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

A vítima foi encontrada caída no chão com as mãos amarradas para trás e várias perfurações de arma branca pelo corpo, dentro de sua residência no bairro Alvorada 2
A vítima foi encontrada caída no chão com as mãos amarradas para trás e várias perfurações de arma branca pelo corpo, dentro de sua residência no bairro Alvorada 2 (Winnetou Almeida)
Raione Batalha, 40 foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (14) dentro de um quitinete onde vivia na Rua 16, bairro Alvorada 2, Zona Centro-Oeste de Manaus.O local foi encontrado todo revirado e a polícia trabalha com hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
Segundo a delegada do 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Iris Coelho, uma pessoa da família de Raione foi até o seu quarto na manhã desta segunda e encontrou o local fechado. Ela bateu por várias vezes e a vítima não atendeu. Ela então pediu ajuda de vizinhos para arrombar a porta.
A vítima foi encontrada caída no chão com as mãos amarradas para trás e várias perfurações de arma branca pelo corpo. A faca usada no crime foi encontrada dentro do vaso sanitário.
Segundo informações repassadas pelo soldado da 10º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Cleominies Brigido, na manhã desse domingo (23) a vítima estava acompanhada de vários amigos, bebendo dentro de casa.
Os familiares não quiseram dar mais detalhes sobre o assunto.
O crime é investigado pelo 10º DIP e pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Ônibus tomba após acidente e bloqueia a pista na Zona Norte de Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Ônibus tombou após colisão com caminhão
Ônibus tombou após colisão com caminhão. Trânsito foi comprometido (Márcio Silva)

Um ônibus tombou após se envolver em um acidente com um caminhão, na avenida Torquato Tapajós, no sentido Centro – bairro, na Zona Norte de Manaus, durante o temporal na manhã desta segunda-feira (24). Equipes do Manaustrans, Samu e Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o local.
Seis pessoas ficaram feridas e foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para uma unidade de saúde.
O acidente provocou a retenção de veículos no local, uma vez que o ônibus bloqueou o fluxo do tráfego de veículos na área.
Outro acidente registrado em meio o temporal, ocorreu na avenida Camapuã, no bairro Jorge Teixeira, nas proximidades do terminal de integração 4 (T4). Duas pessoas ficaram presas nas ferragens e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, e em seguida levadas pelo Samu, para o hospital.
Vários semáforos também entraram em pane, em áreas distintas de Manaus, por conta do temporal.

Última etapa de obra na rotatória do mindu deve ser entregue nos próximos dias | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

O diretor-presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, explicou que a entrega do mobiliário foi antecipada devido aos fortes ventos ocorridos na última semana, que derrubaram os tapumes de proteção da obra
O diretor-presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, explicou que a entrega do mobiliário foi antecipada devido aos fortes ventos ocorridos na última semana, que derrubaram os tapumes de proteção da obra (Divulgação)
A última etapa da nova Rotatória do Mindu deve ser entregue nas próximas semanas, segundo informações repassadas pelas Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A primeira etapa da nova Rotatória, localizada no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus foi entregue a população no último sábado (23). Cerca de 1,4 milhão foram investidos, dinheiro proveniente de medida compensatória de empresas privadas.
A segunda etapa consiste na instalação da haste que originará um espelho d’água. “Este tempo é necessário para que a base de sustentação da viga se solidifique”, informou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) Manoel Ribeiro.
Manoel Ribeiro explicou que a entrega da primeira fase do mobiliário foi antecipada devido aos fortes ventos ocorridos na última semana, que derrubaram os tapumes de proteção da obra.
“Ficamos preocupados com a possibilidade de outro vendaval danificar o que já foi feito e ainda causar acidentes envolvendo pedestres, motoristas e imóveis”, justificou Ribeiro.
Ainda de acordo com o presidente, a primeira etapa englobou a construção de três piscinas com chafarizes, iluminação, calçamento, pavimentação, jardinagem e instalação de bancos no entorno.

domingo, 23 de setembro de 2012

Apesar da garra, Vitor Belfor é finalizado por Jon Jones no UFC 152 | Craque | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Belfort causou frisson nos fãs ao encaixar essa justa chave-de-braço ainda no primeiro round
Belfort causou frisson nos fãs ao encaixar essa justa chave-de-braço ainda no primeiro round (Divulgação/ UFC)
Vitor Belfort teve pouco tempo para se preparar para o UFC 152, no Canadá, mesmo assim  o lutador mostrou muita garra e por pouco não finalizou Jon Jones, a grande sensação da modalidade no momento, no primeiro round. Mas na penúltima etapa, Jones aplicou uma americana (finalização de braço) e sem chances de reagir, o brasileiro foi derrotado.
Logo aos 30 segundos o campeão, com o seu forte jogo de wrestler, já conseguiu colocar o brasileiro para baixo. Mas, mesmo em uma posição inferior, Belfort encaixou uma justa chave-de-braço e quase obrigou o americano a desistir do combate. Continuando por cima, Jones começou a desferir as suas famosas cotoveladas e abriu alguns cortes no rosto do brasileiro.

O segundo round começou na trocação. Jones dominava o centro do octógono, enquanto o brasileiro aguardava achar a distância e as oportunidades para soltar seus socos. Faltando 1:30, Vitor optou por puxar o americano para a guarda. O brasileiro sofreu mais algumas duras cotoveladas e tentou novamente encaixar uma finalização, mas Jones foi salvo pelo final do round.

Na terceira etapa, Jones abusou dos chutes na coxa e na linha de cintura do brasileiro, que sentiu um dos golpes e caiu. Após mais alguns golpes por cima, Jones optou por esperar o juiz mandar o combate voltar com os dois em pé. No penúltimo round, Jon Jones continuou com seus chutes e consegui novamente colocar o brasileiro para baixo. Dessa vez, o americano já caiu passando a guarda e, com vantagem na posição, conseguiu finalizar Belfort com uma americana e continua como campeão dos pesos meio-pesados.

“Olha ele me pegou de um jeito que eu nunca senti alguém me pegar (se referindo a chave-de-braço aplicada por Vitor). Mas essa luta era dura demais para desistir. Achei que ia quebrar, mas não desisti”, disse Jones, que chegou para coletiva pós-evento com o braço direito imobilizado. Sobre as críticas que sofreu nas últimas semanas, ele falou: “Me sinto ótimo. A adversidade ensina os grandes generais. Me sinto mais forte hoje depois de tudo o que aconteceu”.

Ainda no octógono, Vitor Belfort também falou para os fãs: “Eu senti que estava quase quebrando o braço dele, mas ele é duro. Tentei trabalhar com o jiu-jitsu para recuperar o fôlego depois que senti minha costela. Obrigado a todos. É por causa de vocês (fãs) que eu aceitei esse grande desafio e estou aqui hoje. Achei que ia ganhar, mas ele foi melhor e venceu. Brasil amo vocês. Cabeça erguida. Obrigado a todos os meus amigos”.

Após as palavras do brasileiro, Jones pediu o microfone e falou para Vitor: “Perdendo ou ganhando, você é o homem”.

Rocam apreende 5 kg de drogas na Zona Leste de Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Jowillian e material apreendido com ele e o adolescente de 16 anos de idade
Jowillian e o material apreendido com ele e o adolescente de 16 anos de idade (Divulgação )
Cinco quilos de substâncias entorpecentes, sendo dois quilos de maconha prensada e 3 quilos de pasta base de cocaína – foram apreendidos neste domingo (23), por militares da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), na rua São Lucas, no bairro de São José, Zona Leste de Manaus. Um adolescente de 16 anos, também foi apreendido, além de Jowillian Mota de Lima, 18.
De acordo com o soldado C. Passos, que comandava a viatura 6951, responsável pela apreensão, durante o patrulhamento pela rua São Lucas, o adolescente ao avistar os militares teria jogado uma bolsa. Os policiais desconfiaram da ação e logo após a abordagem foi encontrado com ele 2 quilos de maconha prensada.
O adolescente entregou o comparsa, Jowillian, e com ele foi encontrado os 3 quilos de pasta base de cocaína.
Jowillian foi conduzido até o 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP), enquanto o adolescente foi levado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Polícia descarta motivação política na morte do coordenador da campanha de Artur Neto | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Artur e Hissa conversam com a viúva do líder comunitário, Irlane, que afirmou desconhecer ameaças contra o marido
Artur e Hissa conversam com a viúva do líder comunitário, Irlane, que afirmou desconhecer ameaças contra o marido (Antonio Lima)
Em nota distribuída à imprensa neste domingo, a Polícia Civil do Amazonas informa que “embora a morte tenha características de execução, não, há, até o momento, confirmação de que haja motivação política”, no fato. A nota frisa ainda que Ademir Feitoza  “não estava em atividade eleitoral" quando foi assassinado.
Feitoza era um dos coordenadores de campanha do candidato a prefeitura de Manaus Artur Neto (PSDB),  Ademir Queiroz Feitoza, assassinado a tiros por voltas das 18 horas deste sábado (22), no bairro Jorge Teixeira Zona Leste de Manaus
Sem perícia
Devido à violação do local do crime, com remoção de provas e da vítima, não pode ser realizada a perícia criminal comumente adotada por esta instituição, mas que as investigações prosseguem sendo feitas pela Delegacia Especializada de Crimes e Sequestros (DEHS).
De acordo com a polícia, o coordenador de campanha foi alvejado com cinco (5) tiros em um bar próximo ao campo de futebol do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus por autor ainda não identificado.
Os  tiros foram disparados pelas costas do coordenador, atingindo a cabeça e o braços. Na fuga, o autor do crime teria deixado o local apontando a arma em direção à vítima e se retirando na garupa de uma moto que era dirigida por outro homem. Antes deixar o local efetuou mais disparos, um  para o alto  e em direção a pneus de dois carros próximos.
De acordo com a polícia, ao todo foram disparados 08 (oito) tiros. Uma das cápsulas foi encontrada e entregue à Polícia Militar por um popular. O coordenador foi socorrido por populares e levado ao Hospital Pronto Socorro Platão Araújo, aonde veio a óbito.
A morte do coordenador, segundo a polícia Civil, está sendo investigada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que foi acionada no momento do crime. Estiveram presentes no local a Delegada Titular Maria Cristina Portugal e o Delegado George Gomes, a  Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Menina de oito anos eletrocutada por cabo de alta tensão passa por tratamento em Manaus | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Crianaç segue internada no Pronto Socorro da Criança, na Cachoeirinha, recebendo tratamento médico
Criança segue internada no Pronto Socorro da Criança, na Cachoeirinha, recebendo tratamento médico (Arquivo A Crítica )
A menina de oito anos que foi eletrocutada ao pisar em uma poça de água que estava em contato com um fio de alta tensão na última quinta-feira (20) – no bairro Nova Floresta, Zona Leste de Manaus –, passou na noite deste domingo (23)  por mais uma fase de assepsia (raspagem) das queimaduras, realizada no centro cirúrgico no Pronto-Socorro da Criança, na Zona Sul da cidade. Ela teve cerca de 45% do corpo atingido.
De acordo com a irmã da criança, Elizabeth  Duarte dos Santos, 20, que a acompanhava no hospital na tarde deste domingo, ela já consegue sentar mas ainda não anda. A mãe, Deusdina da Conceição Duarte, 37, disse que a filha ainda reclama de fortes dores. A primeira raspagem foi feita na manhã deste sábado (22).
Segundo Deusdina Duarte, somente na próxima terça-feira (25) será fornecido um laudo médico sobre as condições de saúde da garota.
A previsão é menina fique internada durante um mês e que o tratamento prossiga com a fisioterapia.
Aguardando assistência
Na tarde deste domingo (23),  Elizabeth Duarte rebateu informações divulgadas na imprensa de que sua família estava recebendo assistência por parte da Empresa Manaus Energia.
“Eles não estão dando assistência. Só no dia da reportagem vieram aqui e só perguntaram como estava a menina”, disse.
Elizabeth descreve ainda que está sendo muito difícil para a família (ela e a mãe) arcar com os custos do transporte e alimentação durante o tratamento, pois ambas não possuem condições financeiras.
“Minha mãe é diarista, está desempregada; é ela quem nos sustenta”, desabafa Elizabeth que complementa observando que sua irmã terá que passar por um longo tratamento de fisioterapia para poder recuperar os movimentos do corpo, atrofiado pelas queimaduras.

Detento morre após visita íntima em unidade prisional de Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Detento tinha comportamento bom e trabalhava como faxineiro dentro do Compaj
Detento tinha comportamento bom e trabalhava como faxineiro dentro do Compaj (Arquivo A Crítica)
Homicídio ou overdose de Viagra? Estas são as duas hipóteses preliminares levantadas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) para a morte do presidiário Emanuel Alfaia Pineiro, 32, ocorrida neste domingo (23) à noite, após uma visita íntima nas dependências do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no quilômetro 8, da BR-174 (Manaus -= Boa Vista).
“Ainda não sabemos as causas da morte. Teremos que esperar o laudo do IML (Instituto Médico Legal)”, informou o secretário executivo de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel José Bernardo Encarnação, além de salientar que uma sindicância será aberta, para apurar as circunstâncias do ocorrido nas dependências do presídio.
A vítima cumpria pena por tráfico de drogas, no regime fechado do Compaj, e conforme as informações do coronel Bernardo Encarnação tinha bom comportamento e trabalhava na faxina do Compaj.   
Ainda segundo as informações por ele repassadas, após a visita íntima Emanuel passou mal, sendo levado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galiléia, na Zona Norte de Manaus, onde foi a óbito por volta das 19h.
Apesar das hipóteses preliminares levantadas pelos investigadores da DEHS, a polícia também deverá aguardar pelo laudo do IML, para iniciar uma investigação, caso se confirme a primeira suspeita.

Hospedagem para animais em difícil acesso na cidade de Manaus | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Dr. Maurício da Costa Filho, da Linameg – SPA para cães no Tarumã terá sua capacidade ampliada em função da demanda pelo serviço
Dr. Maurício da Costa Filho, da Linameg – SPA para cães no Tarumã terá sua capacidade ampliada em função da demanda pelo serviço (Ney Mendes)
O número de quartos é insuficiente para atender a demanda em Manaus, a lotação média anual é de 65%, chegando a 100% na alta temporada, o que tem motivado investimentos na ampliação da oferta de vagas. Não estamos falando do mercado hoteleiro convencional - que também atrai investimentos, mas que não tem alcançado a ocupação esperada. O serviço em questão é o de hospedagem para animais de estimação, um nicho que ganhou força nos últimos anos e está virando moda nas clínicas veterinárias da cidade.
A demanda é grande, sobretudo na “alta estação” - de julho a agosto e de novembro a janeiro - quando muitas famílias viajam e procuram alternativas para deixar cães e gatos em segurança durante as férias. Nos outros períodos do ano, a procura é motivada por viagens rápidas de negócios ou passeio.
 Foi-se o tempo em que viajar significava convencer um parente ou amigo a tomar conta do cãozinho por alguns dias. “Nunca tive problemas em deixar o Ronny com meu primo, ele até gostava, mas não deixava de ser um incômodo para quem recebe. Comecei a usar o serviço de hospedagem porque ele já tem uma certa idade, precisa comer na hora certa e tomar remédios. No hotel para cães, ele tem ajuda veterinária imediata em caso de emergência. Então, já uso há quase um ano”, conta a gerente de vendas Hilsa Soares, 34, dona do labrador Ronny, de nove anos.

sábado, 22 de setembro de 2012

Coordenador da campanha de Artur Neto é morto a tiros na Zona Leste de Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Feitoza era conhecido na Zona Leste, pelo trabalho que desenvolvia na área esportiva
Feitoza era conhecido na Zona Leste, pelo trabalho que desenvolvia na área esportiva (Antonio Lima - Reprodução)
Um homem em uma motocicleta de placa e características não identificadas assassinou a tiros por volta das 18h30 deste sábado (22), o funcionário público e líder comunitário Aldemir de Queiroz Feitoza, 44, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
Feitoza, como era conhecido, era um dos coordenadores da campanha eleitoral do candidato Artur Neto (PSDB), na Zona Leste da cidade.
A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Platão Araújo, onde deu entrada já sem vida.
Os relatos da viúva de Feitoza, a dona de casa Irlane de Oliveira Alfaia, 33, dão conta de que na ocasião do crime ele estava no campo do CCA do Jorge Teixeira – o Teixeirão -, com alguns amigos assistindo uma partida de futebol, quando o motoqueiro chegou e efetuou os três disparos contra o líder comunitário. A vítima foi atingida na cabeça e no peito.
“Ele nunca havia comentado a respeito de ameaças de morte comigo”, desabafou Irlane, que chamou a atenção para o fato de que o marido era bastante conhecido no bairro em virtude do trabalho social, que desenvolvia na área esportiva.
Ainda segundo ela, em meio a confusão os colegas de Feitoza como trataram de socorrê-lo não anotaram a placa da motocicleta usada pelo pistoleiro.
O velório do líder comunitário estava previsto para ser realizado no CCA do Jorge Teixeira.
Feitoza deixou três filhos com idades de 8, 12 e 15 anos.
Urgência
“Esperamos que a polícia investigue esse caso e dê uma resposta rápida não só a sociedade, mas principalmente uma satisfação à família e aos amigos do líder comunitário Feitoza”, declarou o candidato à Prefeitura de Manaus Artur Virgílio Neto (PSDB), que acompanhado do vice, Hissa Abrahão (PPS) estiveram neste sábado à noite, no Instituto Médico Legal (IML) acompanhando a liberação do corpo do coordenador de campanha da Zona Leste, além de prestar solidariedade à família da vítima.
Artur Virgílio se disse estupefato com o ocorrido, além de salientar que qualquer afirmação sobre as motivações que levaram ao crime, seria precipitada.

Suposto desmoronamento de porto, na Zona Sul de Manaus, aciona Bombeiros | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Há quase dois anos parte do porto, às margens do rio Negro, se encontra em obras por determinação judicial, após ocorrência de acidente
Há quase dois anos parte do porto, às margens do rio Negro, se encontra em obras por determinação judicial, após ocorrência de acidente (Antonio Lima)
 
A ocorrência de um suposto desmoronamento na área do Porto Chibatão, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, na tarde deste sábado (22), fez com que uma equipe do Corpo de Bombeiros fosse deslocada até o local, mas nada foi confirmado.
A viatura não foi autorizada a entrar, apesar de ter sido acionada por um funcionário do porto.
"Não sabemos de nada porque não chegamos a atender a ocorrência, enviamos a viatura mas não pudemos entrar para ver o que de fato aconteceu", explicou o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, tenente Carlos Alberto.      
De acordo com informações extraoficiais passadas pelas pessoas que ligaram para o Corpo de Bombeiros não houve vítimas no acidente.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Grupo Chibatão informou que o que aconteceu no local foi o “acalmamento” de matéria, uma vez que o lugar se encontra em obras, às margens do Rio Negro, desde outubro 2010, para a segurança do local, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a empresa e os órgãos competentes, após acidente registrado no referido ano.
Conforme nota divulgada pela assessoria, os trabalhos são para injetar jet ground e cimento em tecnologia semelhante a utilizada nas fundações da Ponte Rio Negro, e que as mesmas transcorrem dentro da normalidade técnica prevista, não tendo registro de qualquer incidente na área.

A empresa por meio da nota garante questões ambientais e a segurança dos colaboradores não se encontram comprometidas por conta das obras que estão sendo realizadas.

Traficantes escondem arma e drogas em fogão e são presos | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Objetos sem nota fiscal também foram apreendidos 1 TV LCD 32 polegadas, 1 aparelho de DVD, 2 receptor de TV a cabo entre outros materiais.
Objetos sem nota fiscal também foram apreendidos 1 TV LCD 32 polegadas, 1 aparelho de DVD, 2 receptor de TV a cabo entre outros materiais. (Divulgação PC/AM)
Dois homens foram presos na madrugada deste sábado, 22, por volta das 1h30, na rua M, n° 4 Comunidade Raio de Sol, bairro Nova Cidade, zona norte. Andrew Reis Alves, 18, e o seu tio Mário César Moreno de Araújo Filho, 30, foram detidos após os policiais da 15° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) receberem denúncias anônimas de que no local, era ponto de venda e distribuição de drogas.
Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, com duas munições intactas, que estava escondido no fogão da casa, 11 munições de calibre 22, 1 porção de pedra de oxi, 13 gramas de pasta base de cocaína, 19 trouxinhas da mesma substância, 1 porção de maconha prensada, 1 balança de precisão e materiais para o embalo dos entorpecentes no quintal da residência. Outros objetos sem nota fiscal também foram apreendidos 1 TV LCD 32 polegadas, 1 aparelho de DVD, 2 receptor de TV a cabo, 10 celulares, 3 relógios e 1 máquina fotográfica.
Os acusados já possuem passagem pela polícia, Andrew foi apreendido pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), por tráfico de drogas, quando ainda era menor de idade e Mário César por roubo. Os dois foram levados para o 15° Distrito Integrado de Polícia (DIP) onde foram enquadrados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Facebook pagará US$ 9,5 milhões de indenização

Facebook pagará US$ 9,5 milhões de indenização
Nos Estados Unidos, um tribunal aceitou um acordo entre o Facebook e 19 pessoas — que processaram a rede social alegando que o direito de privacidade delas foi seriamente ferido por um antigo recurso de publicidade, o Beacon.
Esta ferramenta permitia que empresas mostrassem transações feitas pelos adeptos do Facebook para toda a rede social e sem a permissão da pessoa. Ou seja, se você foi a uma loja e comprou uma camiseta, logo depois essa venda estaria disponível para milhares de pessoas estranhas a você — o que pode ser bastante perigoso.
Diante de um processo tão grande, os representantes do Facebook logo tentaram um acordo, o que resultou em uma indenização de US$ 9,5 milhões (cerca de R$ 19 milhões), sendo que US$ 3 milhões estão reservados como pagamento dos honorários do advogado.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/facebook/30352-facebook-pagara-us-9-5-milhoes-de-indenizacao.htm

Criança tem corpo queimado após ser eletrocutada | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Uma criança de oito anos foi eletrocutada ao pisar em uma poça de água que estava em contato com um fio de alta tensão saído de um poste no fim da tarde de quinta-feira (20). O fato aconteceu no bairro Nova Floresta, Zona Leste de Manaus, conforme reportagem da TV A Crítica.
A menina brincava na casa de uma tia quando encaminhou-se até a calçada e pisou em uma poça de água, que estava em contato com um fio de alta tensão. O choque provocou combustão e o fogo se alastrou pelo corpo da criança. Ela foi salva graças a uma prima que conseguiu empurrá-la.
Segundo a irmã de menina, Elizabeth Duarte dos Santos, 20 anos, todos achavam que ela estava morta até que o socorro chegou  e a levou até o Pronto Socorro da Criança, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul da cidade. Com  45% do corpo queimado, a criança se recupera do acidente, informou a família. “Ela está com o rosto, o seio, braços, pernas e costas queimados. O osso de um dos joelhos está exposto. Os médicos disseram que ela vai precisar de enxerto de carne em algumas partes do corpo. Agora estamos aguardando”, comentou Elizabeth.

Candidatos prometem trens e até a descriminalização das drogas em Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Propostas em Manaus vão das viáveis às mirabolantes, como a impalntação de malha ferroviária
Propostas em Manaus vão das mais viáveis às mirabolantes, como a implantação de malha ferroviária (Clóvis Miranda)
Incentivo ao transporte aquaviário, metroviário e ferroviário; concessão gratuita do Habite-se; construção de casas populares com recursos de governo e da iniciativa privada; distribuição de computadores para estudantes da rede municipal são algumas das propostas de governo, elaboradas pelos nove candidatos à Prefeitura de Manaus, e registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), no mês de julho.
Via de regra em todo o programa de governo há soluções para os problemas corriqueiros da cidade, como ampliação da rede de abastecimento de água, melhorias arquitetônicas, geração de emprego, entre outras. Entretanto, sempre há espaço para algumas propostas um tanto curiosas.
É o caso, por exemplo, da implantação dos Centros de Educação Municipal Infantis (Cemeis) de tempo integral para receber crianças a partir de 3 meses de idade até os 5 anos, proposta pelo candidato Pauderney Avelino (DEM).
A proposta até se mostra interessante, principalmente para as mães que precisam trabalhar e não tem com que deixar os seus filhos. Porém, a idade inicial da criança para ser recebida na creche - três meses -, coincide com o período da licença maternidade da mãe. Além disso, seria preciso ter um banco de leite em cada uma das creches, uma vez que as mesmas são de tempo integral, e um bebê até os 6 meses de vida só se alimenta de leite materno.
Não muito diferente de tal projeto será a "Escola da Mulher", do prefeiturável Artur Virgílio (PSDB), que está prevista para abrigar berçário e creche, e deverá funcionar nas proximidades da escola, para que a mãe possa continuar o estudo, seja ela adolescente ou adulta.
Inclusão Digital
Distribuição de netbooks aos alunos da rede municipal de ensino é uma das propostas do candidato Serafim Correa (PSB). Conforme o programa do candidato, os computadores serão repassados aqueles alunos que se encontram nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental (6º ao 9º).
Dados da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dão conta de que Manaus detém 493 escolas, que abrigam um total de 230 mil estudantes. Aproximadamente mais de 20 mil aparelhos seriam distribuídos entre os alunos, que além de fazerem parte da inclusão digital seriam alvos potenciais de assaltantes, em virtude do equipamento que estarão carregando nas bolsas.
Bons de Bola
Apesar de uma partida de pelada ser realizada em qualquer área, o candidato Sabino Castelo Branco (PTB), pretende construir Campos de Peladas nas zonas urbana e rural de Manaus, além da construção de áreas de lazer permanentes.
Ainda na área esportiva, o candidato Henrique Oliveira (PR) pretende ajudar os times de futebol amazonense a voltar às primeiras divisões do Futebol Brasileiro.  
Não precisa ser comentarista esportivo para saber que o referido esporte, principalmente no Amazonas, não depende somente de vontade política, mas de contratação de bons jogadores, técnico, infraestrutura, entre outros fatores. Além disso, o futebol amazonense tem exemplo de inúmeros clubes que há alguns anos receberam dinheiro e não subiram de série. Outro fator que também contribui contra a proposta diz respeito ao fato dos cartolas dos clubes locais tratarem a paixão brasileira de forma amadora no Amazonas.
Casos de polícia
Descriminalização das drogas para acabar com o submundo do narcotráfico e construção de uma nova polícia, controlada pela comunidade, com delegados eleitos. Tais medidas além de serem inviáveis para o poder público municipal, ferem a Constituição Federal.
Mas não o são para o candidato Herbert Amazonas (PSTU), que caso eleito prefeito de Manaus, pretende legalizar as ocupações de terras e urbanização dos terrenos, realizar a expropriação das grandes empresas e grandes proprietários de terrenos, casas e apartamentos dedicados à especulação imobiliária.
Ainda no aspecto da segurança pública, o candidato Jerônimo Maranhão (PMN) pretende oficializar uma prática comum nas investigações de crimes realizados pela Polícia Civil, o uso de imagens das câmeras de vigilância instaladas nos imóveis localizados na área em que ocorreu o delito.
Transporte e Mobilidade urbana
Enquanto o monotrilho e o BRT não se tornam realidade para a mobilidade urbana de Manaus – previstos para a Copa de 2014 -, o prefeiturável Luiz Navarro (PCB), caso eleito prefeito irá criar os Conselhos de Transporte Fluvial e Alternativos, que irão administrar o monotrilho, além de trens de alta tecnologia.Tais conselhos também deverão incentivar o transporte aquaviário, metroviário e ferroviário.
Caso a malha ferroviária não seja implantada em Manaus, outra prefeiturável, a também comunista Vanessa Grazziotin (PCdoB), caso eleita, pretende conceder 8 horas de integração temporal – tempo de uso de apenas uma passagem de ônibus de um terminal a outro da cidade.
Outra proposta de Grazziotin, declarada pela candidata durante um comício na cidade, é resolver dentro de um mês um problema que há anos castiga a população manauara: o abastecimento de água.

Em sete meses, Amazonas registra 551 mortes por arma de fogo | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Glauciney Oliveira do Carmos, vulgo "Glau", foi alvejado com cerca de dez tiros
551 casos de morte por arma de fogo foram registrados (Odair Leal / AC)
Durante os sete primeiros meses de 2012, foram registrados no Amazonas 551 mortes por arma de fogo. Estes foram dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) ao Portal acritica.com. Em cálculos os números representam que, até o mês de julho, houve aproximadamente duas mortes todos os dias.
Em comparação ao mesmo período no ano anterior, houve um aumento de aproximadamente 4% dos casos, quando foram registradas 527 mortes por arma de fogo.
Execução
Em junho deste ano, um casal foi executado na Zona Sul de Manaus com 12 tiros de metralhadora. De acordo com informações de populares, pessoas que estavam em um carro modelo Pegeout de cor preta realizaram cerca de 20 disparos.
Estevão Villen Peixoto, 28, foi atingido com dez deles - três no abdômem, um na lombar, um nas costas, um no ombro esquerdo, um no braço esquerdo e outros três na axila esquerda. O homem chegou a ser levado pelo Samu ao Hospital Pronto Socorro João Lúcio, mas chegou ao local sem vida.
Um outro casal foi executado no estacionamento do Instituto da Mulher Dona Lindu, também na Zona Sul de Manaus. Quatro homens em um veículo Corsa Classic preto de placa OAC-1109 dispararam cerca de trinta tiros de pistolas .40 e .380 contra o carro das vítimas.
O homem, traficante Glauciney Oliveira do Carmo, o “Glau”, era conhecido por comandar o tráfico em todo bairro do São Jorge e levou dez tiros. Daiane Souza Pimentel, 19, chegou a ser socorrida no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu aos disparos.
Tiroteio
O soldado da Polícia Militar Júlio César Gaspar Reis, 28, foi morto, durante um tiroteio ocorrido no Boulevard Álvaro Maia, no bairro Praça 14 de Janeiro, enquanto trabalhava de segurança em uma casa de show.
Outro oficial, soldado Cássio, da Superintendência Estadual de Navegação Portos e Hidrovias, estava no local e reagiu a ação dos bandidos. Houve troca de tiros entre os três, o policial conseguiu acertar os assaltantes com tiros na cabeça e no peito, mas o próprio foi alvejado com quatro disparos e morreu.
Outros casos
No final de agosto deste ano, uma criança de 11 anos morreu após brincar com um revólver do padrasto, um oficial da polícia militar. A assessoria da PM não confirmou se a arma pertencia ao oficial. O disparo atingiu a cabeça do garoto.
Outra vítima de arma de fogo foi Carla do Nascimento Douzanis, 20 anos. Ainda não se sabe os motivos para o assassinato da jovem, mas informações preliminares dão conta que homens conhecidos como Nênê e Rafaelzinho estariam envolvidos no caso.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Professora acusada de aliciar 15 crianças diz ser vítima | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Professora afirma que acusações são falsas
Professora afirma que acusações são falsas (Bruno Kelly)
Após ser acusada de exibir filmes pornográficos e de aliciar  15 crianças de oito a 10 anos, a professora Lauricélma P. da Silva, que está sendo investigada pela Delegacia Especializada na Proteção de Crianças e Adolescentes (Deapca), alegou injustiça e classificou as acusações feitas por moradores da Vila Santa Terezinha, São Geraldo, Zona Oeste, como mentirosas.
Segundo Celma, como é conhecida, as acusações foram motivadas por uma disputa interna pela presidência da associação comunitária e pela posse do prédio denominado Castelinho, onde ela ministra as aulas de reforço escolar. “Há dois meses começou essa briga. Recebi uma carta da moça que se diz presidente da comunidade pedindo a devolução do prédio. Fiz um boletim de ocorrência e no outro dia meu nome estava estampado nos jornais”, disse.
A professora explicou que trabalha no local há sete anos e que nunca teve problemas com os moradores. “Essas acusações são calúnias feitas pelos moradores que estão do lado dela, querendo que eu saia daqui. Isso nunca existiu. Fiquei surpresa quando soube essa história pela imprensa. Aquela moça que está dizendo que foi aliciada nunca estudou aqui comigo”, afirmou.
Celma disse também que ainda não foi chamada para depor ou para prestar esclarecimentos na delegacia. A professora alega que tomou conhecimento das denúncias pela imprensa. “Estou me sentindo muito mal com essa situação, mas estou de cabeça erguida. Não vou parar. Quem me acusou, agora vai ter que provar”, disse.
A dona de casa Cléia Nascimento disse tem uma filha estudando com Celma. “Minha filha nunca se queixou da D. Celma e olha que ela tem aulas de reforço no local há três anos”, disse
Para Luciana Lucas, que é mãe de um dos alunos, as crianças que acusam a professora de aliciamento foram orientadas. “Acho que alguém ensinou as crianças a falar isso dela. Minha filha estuda aqui e nunca viu isso”, disse.

A reportagem de A CRÍTICA tentou contato com a titular da Deapca, Linda Gláucia, para obter mais informações sobre o caso e saber o porque Lauricelma ainda não foi chamada para prestar esclarecimento, mas a delegada não atendeu o celular de nº 82XX-66XX

Temporal e apagão atingem Manaus e outros municípios do interior do Amazonas | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas


Manaus ficou sem energia depois de temporal (Antônio Lima)
A cidade de Manaus, capital amazonense, ficou às escuras durante a noite desta terça-feira (18). O blecaute ocorreu no momento em que caía uma forte chuva na cidade por volta das 21h30.
A falta de energia atingiu todos os bairros de Manaus e também os municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo e Urucurituba. A Eletrobras não se manifestou sobre a causa da falta de energia. A assessoria informou à reportagem só irá se manifestar após investigação.
Defesa Civil
De acordo com o Tenente Celivaldo da Defesa Civil do Município, a tempestade está dentro da normalidade de outras chuvas desta época do ano. A equipe de socorro ficará de prontidão para qualquer emergência, mas até o momento nenhum registro de destruição foi registrado no número 199.
"Quem mais sente os efeitos desta chuva são as áreas em perigo, nossa equipe de plantão está alerta para qualquer eventualidade. O órgão responsável por aferir o tipo de chuva, a intensidade do vento e a concentração do temporal é o Sipam, que deve informar os dados sobre isto nas primeiras horas na quarta-feira (18). O que posso informar com certeza é que foi uma chuva rápida, intensa e de ventos fortes", informou o Tenente.
Caos no trânsito
O trânsito de veículos na cidade ficou prejudicado com a visibilidade precária por conta da chuva e pelos postes e semáforos sem funcionamento. Agentes do Manaustrans tentavam organizar o caos nas Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, duas das ruas mais movimentadas de Manaus.

Abrigo para moradores de rua será inaugurado em 2013 | Notícias | Acritica.com - Manaus - Amazonas

A estimativa da prefeitura é de que, com o novo centro funcionando, pelo menos mil pessoas em situação de abandono na capital sejam atendidas, todos os meses
A estimativa da prefeitura é de que, com o novo centro funcionando, pelo menos mil pessoas em situação de abandono na capital sejam atendidas, todos os meses (Bruno Kelly )
Atender, em média, mil pessoas em situação de rua na capital, todos os meses. Essa é a meta do primeiro Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), que deve ser inaugurado no segundo semestre de 2013, de acordo com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O projeto de construção do centro foi aprovado no dia 28 de agosto e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 4 de setembro.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Idosa morre pesando apenas 25 quilos após sofrer maus tratos | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

A idosa de 86 anos morreu com sintomas de desnutrição
A idosa de 86 anos morreu com sintomas de desnutrição (Reprodução)
Uma idosa de 86 anos identificada como Graciete Teixeira Alves, 86, morreu na noite dessa segunda-feira (17) com sintomas de desnutrição e maus tratos. A idosa morreu pesando aproximadamente 25 quilos dentro de sua residência no Conjunto João Paulo, Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, onde morava com o filho e o neto de 26 anos, usuário de drogas e que está sendo procurado pela polícia.
De acordo com a polícia, a idosa morreu de fome e sede. Fausto Roberto Teixeira Pena, 59, está preso. Ele era filho adotivo de Graciete.
Após perceber a morte da mãe, Fausto foi até um bar para beber e lá foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado para o 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e em depoimento disse que prestava assistência a mãe, mas segundo vizinhos ele era um ‘beberrão’.
Aniversário
Nesta quarta-feira (19) a idosa completaria 87 anos. Ela vivia acamada há pelo menos três anos, de acordo com vizinhos que prestavam assistência.
Na delegacia, Fausto que estava visivelmente embriagado, contou que recebia duas pensões da mãe e que o dinheiro era usado para comprar materiais para higiene.
Contradizendo o filho, os vizinhos disseram que os materiais eram doados por eles para que pudessem fazer a higiene da idosa.
Antes da morte
Ainda segundo a polícia, uma assistente social foi até a residência de dona Graciete na tarde desta segunda (17) após denúncias. Ela teria confirmado que a idosa estava com sintomas de desnutrição e a remoção dela já estava sendo providenciada para esta terça (18) e provavelmente seria levada para o Abrigo Moacyr Alves.
A polícia suspeita que a idosa também sofria maus tratos, já que tinha marcas nos braços.
Na residência não havia muitos móveis, no local foi encontrado apenas uma estante, um ventilador pequeno, uma cama e os materiais de higiene.
De acordo com o delegado plantonista do 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Cícero Túlio, Fausto vai responder pelos crimes de maus tratos e abandono de incapaz, de acordo com o estatuto do idoso, que prevê pena de quatro a oito anos de prisão.
Na manhã desta terça (18), uma vizinha da idosa, Andreia da Fonseca foi até o Instituto Médico Legal (IML) para tentar conseguir a liberação do corpo, já que a idosa não tinha familiares além do filho, que está preso, e do neto foragido.

Ciclone pode voltar a acontecer na cidade de Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Na loja de material de construção Reforme, o prejuízo alcançará R$ 200 mil
Na loja de material de construção Reforme, o prejuízo alcançará R$ 200 mil (Antonio Lima)
Rajadas de ventos fortes como as que ocorreram na noite de sábado em Manaus, e deixaram prejuízos calculados entres R$ 2 mil e R$ 200 mil, podem se repetir nessa época do ano, mas são imprevisíveis, conforme o Centro Regional de Manaus do Sistema de Proteção da Amazônia (CR-MN/Sipam).
Ontem, muitas pessoas contabilizavam o valor dos prejuízos. O gerente Antônio Edvani, 22, estimava um prejuízo de pelo menos R$ 200 mil na loja em que trabalha, a Reforme Materiais de Construção e Ferragens em Geral, na avenida Tancredo Neves, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul.
A estrutura metálica de uma galpão localizado atrás do estabelecimento não resistiu à força do vento de 87 km/h e desabou juntamente com a cobertura. No conjunto João Bosco, bairro de Flores, Zona Centro-Sul, a moradora Elisângela Lima, 39, também estima gastar R$ 2 mil pelas telhas novas que precisam substitutir as que foram arrancadas do seu apartamento.

Polícia apreende madeira, armas, dinheiro e drogas durante a Operação 'Renascer 2' em Manaus | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Polícia apreende madeira, armas, dinheiro e drogas durante a Operação 'Renascer 2' no bairro Presidente Vargas, Zona Sul de Manaus
Polícia apreende madeira, armas, dinheiro e drogas durante a Operação 'Renascer 2' no bairro Presidente Vargas, Zona Sul de Manaus (Winnetou Almeida)
A Polícia Civil do Amazonas realizou na manhã desta terça-feira (18) a ‘Operação Renascer 2’ no bairro Presidente Vargas, mais conhecido como Matinha, na Zona Sul de Manaus. Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Além de drogas, foram apreendidas armas e madeira ilegal.

Durante a ação, o aposentado Delvino Fernandes Machado, 69, foi preso com um revólver, calibre 38 e oito munições intactas. Em sua casa foi encontrado também um sistema de monitoramento de câmeras e madeira ilegal.
A casa era utilizada também como depósito de madeira sem certificação. De acordo com ele, a arma e as câmeras são destinadas apenas para a segurança do local que já foi assaltado duas vezes.
O filho do aposentado, o vigilante Luis Antonio, 33, alegou que a família não tem envolvimento com tráfico de drogas. Ele disse que existe documento para a venda de madeira, mas que este não foi encontrado.
Prisão de foragido  
A polícia recapturou  estoquista Enderson Seixas de Freitas, 26, foragido da Justiça. Ele foi preso por mandado de prisão na rua 2, Comunidade Bom Jesus, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. O acusado foi encaminhado ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) em regime fechado.
Nilson França Gonçalves, 27, conhecido como “Kek” foi preso por tráfico de drogas na rua Santa Quitéria. Com ele  foram encontradas 47 trouxinhas de cocaína e um aparelho celular.
Em outra residência, na rua da Legião, foi preso Rafael Ramos Viana. Ele portava 27 trouxinhas supostamente de pasta base de cocaína, segundo a polícia.
Dinheiro
Os policiais apreenderam R$ 4.020,00 que estavam em saco plástico no chão de uma residência localizada na rua 3, quadra 37.
Em outro ponto foram apreendidas aproximadamente 40 trouxinhas de cocaína, um celular supostamente roubado e uma pistola ar comprimido e chumbos.  
Denúncias
Segundo o delegado geral Josué Rocha, a polícia chegou aos alvos da operação através de denúncias anônimas. "Esta é mais uma operação realizada pela polícia civil, as seccionais estão monitorando as áreas, após denúncias e a partir de então quando esses locais estão identificados, pedimos da justiça o mandado e a operação tem caráter de fazer o levantamento de dados desses locais". O delegado ressaltou  também que as delegacias trabalharão na área após a operação para inibir o crime.
O delegado geral adjunto Mário Aufiero também esteve presente na operação com toda a força de segurança da polícia civil. Ele destacou que a polícia fará monitoramento e ronda pelas áreas onde são focos de denúncias e ressaltou a importância da população continuar denuncia para que a polícia possa limpar a área para a implantação do Ronda do Bairro que deve acontecer no mês de outubro.
Várias delegacias participaram da operação, entre elas o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), 2º DIP, 3º DIP, Seccional Sul, Seccional Oeste, Grupo Fera e Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), totalizando cerca de 100 policiais civis presentes.

Vitor Belfort está pronto para o UFC 152 no Canadá | Craque | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Vitor Belfort subiu de divisão e se ofereceu para encarar  Jon Jones como uma forma de ajuda ao Ultimate
Vitor Belfort subiu de divisão e se ofereceu para encarar Jon Jones como uma forma de ajuda ao Ultimate (Divulgação)
 Atual campeão dos meio-pesados do Ultimate, Jon Jones publicou no último domingo no Twitter que ainda precisa perder 5kg até sexta-feira, dia da pesagem oficial do UFC 152, para bater o limite de peso da categoria, que é de 93kg. Para o adversário, Vitor Belfort, a situação é bem mais confortável. O lutador carioca revelou que já está com 92kg, um a menos do que o máximo permitido para subir à balança. “Estou pesando 92kg”, disse ele, por telefone, direto de Boca Ratón, nos EUA.
A competição acontece no sábado, em Toronto, Canadá. Belfort costuma pesar cerca de 95kg quando não está se preparando para uma luta e, como vem da categoria de baixo, a dos médios (até 83,9kg), não teve dificuldades para alcançar a marca desejada para os meio-pesados. Vale lembrar que ele subiu de divisão e se ofereceu para encarar Jones como uma forma de ajuda ao Ultimate, após as recusas de Lyoto Machida e Maurício Shogun em enfrentar o campeão com menos de um mês de preparação.
O card principal do UFC 152 tem, além de Jon Jones e Vitor Belfort, tem também os confrontos entre Joseph Benavidez x Demetrious Johnson, Michael Bisping x Brian Stann, Matt Hamill x Roger Hollett e Cub Swanson x Charles do Bronx.
Já o card preliminar traz , Igor Pokrajac x Vinny Magalhães, T.J. Grant x Evan Dunham, Sean Pierson x Lance Benoist, Jimy Hettes x Marcus Brimage, Seth Baczynski x Simeon Thoresen, Mitch Gagnon x Walel Watson e Kyle Noke x Charlie Brenneman.
Fórmula-1
O brasileiro aceitou o desafio com algumas semanas de antecedência, ganhando créditos com o chefe Dana White. Deixando um pouco de lado o duelo em si, Vitor falou ao site americano “MMAWeekly”' sobre a nova mentalidade de seu esporte. Campeão pelo UFC em 1997, o “Fenômeno” afirmou que os lutadores mais jovens precisam estar sempre prontos para o combate e que o MMA deve tomar cuidado para não ficar parecido com a Fórmula 1.
“Eu não nego que as técnicas e o nível estão melhores, mas temos que tomar cuidado para não ficar como a Fórmula 1. Antes, o piloto era importante. Hoje são o carro e a tecnologia que levam a corrida”, declarou.

Rickson Gracie voltará aos ringues como árbitro | Craque | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Rickson Gracie, ex-lutador
Rickson Gracie, ex-lutador (Clóvis Miranda)
Rickson Gracie vai voltar ao MMA, mas não propriamente dentro de um ringue ou uma jaula. O ex-lutador, um dos maiores expoentes da família Gracie - criadora do UFC, no caso, Rorion Gracie -, assinou contrato de três anos com a “SportPar”, empresa responsável por promover e organizar o novo evento “Mestres do Combate”.
A informação foi divulgada no fim de semana pela coluna “Radar on-line”, do jornalista Lauro Jardim, na home page da revista “Veja”.
O novo torneio de MMA surge com o objetivo de fazer frente ao Ultimate e já tem sete eventos marcados até o fim de 2013. Os dois primeiros serão realizados em novembro, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.
Ainda segundo a coluna, Rickson vai atuar como juiz de cada combate em caso de empate. O carioca está com 53 anos e também fez história no jiu-jítsu. No MMA, tem uma carreira de 11 lutas de MMA e 11 vitórias, todas por finalização. Ele competiu duas vezes no extinto evento japonês “Pride” e se aposentou em maio de 2000.
Cachê
Rickson é criticado por ter dito, aos 50 anos, que só lutaria se lhe pagassem um cachê maior do que o de qualquer lutador.
“Não aceito ganhar menos que ninguém. Não aceito ganhar igual a ninguém”, disse o Gracie, em entrevista ao canal Sportv em 2008).