Redes Sociais

Menu Paginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um policial morre por mês em Manaus fora de serviço e à paisana

Reação a assaltos e emboscadas são os principais motivos das ocorrências registradas.
[ i ] Policiais militares serão treinados para saber reagir e se defender das ocorrências em serviço ou quando estiverem sem a farda.
Manaus - O número de policiais civis e militares mortos, em Manaus, até a última sexta-feira, 17, já corresponde a 70% do total registrado em todo ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), sete policiais já foram mortos fora de serviço e à paisana, contra dez em 2011.
Dos sete policiais mortos este ano, seis são militares e foram vítimas de emboscadas e assaltos em Manaus, somente este ano. O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David classificou como uma estatística “aceitável” o numero de policiais militares mortos, comparando com outros centros urbanos do Brasil.
O coronel disse, ainda, que os policiais militares são orientados a não reagir diante de situações de risco, mas se for necessário, em último caso, podem usar o armamento. “Às vezes, o soldado se depara com a ocorrência e pensa que está fardado. Outro motivo pelas mortes seria algum tipo de envolvimento com o suspeito”, disse.
O último caso envolvendo um PM quase resultou em morte no último dia, 4, quando o coronel da Polícia Militar Luiz Gonzaga Júnior, que estava com a família em uma padaria na Avenida Torquato Tapajós, em Flores, zona centro-sul, reagiu a um assalto e foi baleado pelos assaltantes. O coronel continua internado em estado de recuperação.
Quatro dias depois do episódio que vitimou o coronel Gonzaga, um policial militar identificado como soldado Cássio pela 1º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), morreu ao reagir a um assalto em um mercadinho localizado na Rua Visconde de Porto Alegre, Praça 14, zona sul.
Entre os casos de morte de PMs ocorridos este ano, também está a do soldado Sebastião Silva, 46, que foi morto no trânsito no dia 14 de junho na Avenida Francisco de Queiroz, no Manôa, zona norte, em uma emboscada.
O único policial civil assassinado este ano também foi vítima de emboscada na Avenida Ephigênio Salles, zona centro-sul, no dia 13 de fevereiro. O investigador Billy Graham foi alvejado com três tiros ainda dentro do carro e bateu o veículo em um canteiro central da avenida.
O coronel Almir David disse que o treinamento de toda a tropa da Polícia Militar do Amazonas com o mais moderno método de uso da arma de fogo do Brasil, o Giraldi, fará uma  reciclagem importante para o método de atuação dos policiais. “O novo método ensinará o policial a ter mais segurança em se defender de forma eficaz tanto em trabalho como em momentos de folga”, destacou.
De acordo com o comandante da PM, todos os casos de mortes de Policiais Militares este ano já foram elucidados por investigadores. Em cada atentado foram feitas prisões de suspeitos.

Fonte: http://www.d24am.com/noticias

0 comentários: